terça-feira, 22 de setembro de 2009

Música nas Escolas

Música na infancia é muito importante. Nós sabemos disso e tentamos incentivar essa pratica através de concertos didáticos.

Achei um texto interessante, e gostaria de compartilhar um fragmento do estudo:


A Importância da Música nas Escolas [*]

A educação física desenvolve o físico enquanto a música desenvolve a mente, equilibra as emoções proporcionando paz de espírito, na qual o indivíduo pode melhor concentrar em qualquer campo de pesquisa e do pensamento filosófico.

Aulas de música na infância realmente desenvolvem o cérebro. Pesquisadores alemães descobriram que a área do cérebro utilizada para analisar tons musicais é, em média 25% maior nos músicos. Quanto mais cedo começar o treino musical maior a área do cérebro desenvolvida. Depois de aprenderem as notas musicais e divisões rítmicas os estudantes de música tiveram notas 100% maiores que seus companheiros que tiveram aulas de frações pelos métodos tradicionais.


********************************************************************************

No tempo do grande compositor Heitor Villa-Lobos foi introduzida na grade curricular a disciplina de música nas escolas do Brasil. Naquele tempo as crianças cantavam e formavam o Grande Coral apresentando-se em estádios de futebol, centros de convenções e outros especialmente em datas cívicas. Por motivos alheios aos mestres da música, tal disciplina foi mudada para Educação Artística, matéria com várias artes incluindo a música.


********************************************************************************

Para ler o texto na íntegra:

A importância da música nas escolas - http://tinyurl.com/mykqh9

Gerson Gorski Damaceno, publicado originalmente em http://www.folhadafamilia.com/musica_adoracao005.asp

Fonte: Revista ABEMÚSICA, 2002.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails