O 5 de março - nascimento de Villa-Lobos - é oficialmente o "Dia Nacional da Música Clássica" desde 2009, por decreto do Presidente da República. A idéia de criar a data foi de VivaMúsica!. A criação do Dia da Música Clássica, em 5 de março, foi uma ideia de VivaMúsica!.
Tudo começou no Anuário VivaMúsica! 2005, quando foi lançada uma consulta nacional entre músicos e profissionais da música clássica em todo o Brasil, e também o público do Rio de Janeiro, para a escolha da data comemorativa dos clássicos. A ideia foi de Luiz Alfredo Moraes, sócio e diretor de VivaMúsica!. "Se já existiam datas para celebrar o choro e o samba, por que não os clássicos?", questionava-se ele.
VivaMúsica! sugeriu, então, uma votação nacional para a escolha do dia a partir de datas de nascimento de três compositores brasileiros: Villa-Lobos (5 de março), Carlos Gomes (11 de julho) e José Maurício Nunes Garcia (22 de setembro). As respostas vieram por emails, cartas e telefonemas.Em janeiro de 2006, era divulgado o resultado: Villa-Lobos, claro, havia ganho.
Em janeiro de 2009, após 4 anos de mobilização da VivaMúsica!,foi concluído o processo de oficialização da data por parte do governo federal. O presidente Lula assinou decreto instituindo 05 de março como Dia Nacional da Música Clássica.
Fonte: texto integral está no site do VivaMúsica!
Nenhum comentário:
Postar um comentário