terça-feira, 30 de março de 2010

Lançamento de livro e CD-ROM com concerto com quarteto de cordas celebram os 50 anos de morte de Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos, músico nascido no Rio de Janeiro em 1887, é considerado um dos maiores compositores da música erudita do século XX.
Em razão das comemorações da passagem do cinqüentenário de morte deste que se impôs como o grande nome da música erudita de caráter nacional será lançada a segunda edição do livro “Heitor Villa-Lobos – O Caminho Sinuoso da Predestinação” e um CD-ROM de mesmo título de autoria do doutor em Antropologia Social Paulo Renato Guérios. A obra traz o selo da Parabolé – Educação e Cultura e terá o acompanhamento do Quarteto Pantalla em um concerto musical.
O lançamento será no dia 07 de abril, quarta-feira, às 20h, no teatro da CAIXA Cultural.

O LIVRO E O CD-ROM
A publicação do livro “Heitor Villa-Lobos – O Caminho Sinuoso da Predestinação” preenche uma lacuna no campo da história da música erudita no Brasil porque é pioneira ao abordar a trajetória de vida de Villa-Lobos em um estudo profundo de caráter sócio-antropológico, realizado a partir de uma pesquisa extensa e minuciosa em fontes primárias de vários arquivos encontrados na cidade do Rio de Janeiro. O livro recria os diversos universos sob os quais se tornaram possíveis as criações musicais de Villa-Lobos e permite uma análise substancial de sua obra.
A primeira edição, lançada em 2003 pela Editora FGV (Fundação Getúlio Vargas) e esgotada já há vários anos tornou-se imediatamente, de acordo com a opinião da crítica acadêmica e musical, uma das principais referências sobre a vida do compositor.
Esta reedição tem encontro marcado com estudiosos, músicos, instrumentistas, estudantes, educadores e apreciadores da música erudita. O livro vem acompanhado de um CD-ROM com versões em inglês e espanhol. A multimídia permite uma viagem por imagens e sons com o objetivo de integrar, ilustrar, resumir e apresentar de forma didática o conteúdo do livro. Além de textos, fotos, partituras e trechos de músicas de Villa-Lobos, o CD-ROM permite ainda a comparação imediata de algumas de suas músicas com composições de Debussy, de Stravinski e de músicas indígenas.
“Este trabalho foi construído a partir do estudo de cada um dos domínios da realidade que infletiram a trajetória de Villa-Lobos: suas origens familiares; as características sociais e políticas de cada ambiente em que ele se movimentou; as características e os valores atribuídos a diferentes estéticas musicais em diferentes locais e momentos dos quais ele participou; as ideias expressas a seu respeito por críticos e por pessoas que com ele conviveram em jornais e em publicações do meio musical; suas reações a esses escritos; e, evidentemente, uma fonte de informações privilegiada: a análise das técnicas e idéias musicais por ele agenciadas em suas composições”, revela Guérios. E acrescenta: “O discurso musical de Villa-Lobos, ao mesmo tempo em que constitui uma das mais belas produções da música erudita ocidental, constitui também uma expressão de seus projetos, de seus anseios sociais, da posição que ele ocupava em seu meio e de seus esforços para determinar tal posição”.

HEITOR VILLA-LOBOS
Heitor Villa-Lobos é considerado de modo praticamente unânime o maior compositor erudito nascido no Brasil. Bastante prolífico (é impossível precisar o número total de suas obras, mas as especulações sugerem cerca de 1500), ele transformou-se no grande representante do que seria uma “música clássica brasileira”.
Sua obra, conhecida mundialmente por sua intenção de retratar musicalmente o caráter nacional brasileiro, correspondeu a uma expectativa social pelo nascimento de uma música nacional que fosse reconhecível como a música brasileira por excelência. Villa-Lobos exerceu forte influência sobre a produção musical brasileira a partir da década de 30, mas seus esforços foram além da experiência de compositor. No governo de Getúlio Vargas, foi responsável pelo maior projeto de Educação Musical já realizado no Brasil. No cenário internacional da música erudita, é considerado um dos maiores compositores do século XX.
Em qualquer livro de história da música, ele é quase sempre o único compositor brasileiro a ser citado. Para atingir tal reconhecimento, percorreu um longo caminho, e não dependeu unicamente de seu talento, mas construiu ativamente sua carreira. Segundo o autor, “Este livro é um estudo da trajetória de vida de Heitor Villa-Lobos, no qual o leitor tem uma visão privilegiada do compositor a partir dos bastidores: não sob as luzes do palco ou sobre o pedestal da glória, mas instalando os refletores e construindo o monumento, auxiliado por pessoas dos meios mais diversos”.

O AUTOR
Paulo Renato Guérios é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná. Seus trabalhos têm como foco a "construção social da pessoa", e suas pesquisas tratam da Antropologia da Memória, da Sociologia da Arte e das relações humanas em ambiente de trabalho.
“Heitor Villa-Lobos – O Caminho Sinuoso da Predestinação” é baseado em sua dissertação de mestrado, defendida junto ao Museu Nacional/UFRJ, em 2001.

SELO PARABOLÉ
A Parabolé Educação e Cultura concebe e realiza projetos culturais que apresentam interesse educacional e social. Suas ações promovem a identificação, a divulgação e o reconhecimento da cultura brasileira nos mais diversos ambientes. Os serviços são oferecidos a instituições de ensino, grupos de pesquisa, secretarias municipais e estaduais de educação e cultura. Seus produtos são destinados a estudantes, educadores, pesquisadores e a todos os interessados em arte, cultura e educação.

O QUARTETO PANTALLA
O Quarteto de Cordas “Pantalla" é formado por músicos profissionais. Nos violinos, Marcos de Lazzari e Cristine Marquardt. Na viola, Aldo Villani. E no violoncelo, Samuel Pessatti. Juntos desde fevereiro de 2008 têm como principal objetivo, buscar o aperfeiçoamento musical com dedicação e seriedade e têm como prioridade trabalhar o repertorio de Musica Brasileira, privilegiando compositores brasileiros como Villa-Lobos, Nepomuceno, Bocchino, Brasolim, entre outros.

CRÍTICAS:
“[O livro] é um trabalho de crítica cultural, desempenado, abrangente, curioso, cuja inteligência sociológica enfrenta a questão crucial das matrizes musicais das composições de Villa-Lobos, das etapas de seu projeto de criação artística, sem descurar da teia de relações e interações em meio às quais o personagem foi adquirindo rosto, personalidade e projeção”. Sérgio Miceli, professor titular de Sociologia da Cultura – USP.

“Villa-Lobos reescreveu-se dezenas de vezes, ao sabor das circunstâncias – e a desmontagem cuidadosa dessas peças de ficção constitui a maior das qualidades deste estudo de Paulo Renato Guérios. O livro é um divisor de águas”. João Marcos Coelho, jornalista, editor e crítico musical, colaborador de O Estado de São Paulo.


SERVIÇO:
Lançamento do Livro e CD-ROM “Heitor Villa-Lobos – O Caminho Sinuoso da Predestinação” comConcerto do Quarteto de Cordas Pantalla
Autor: Paulo Renato Guérios
Selo Parabolé
Data: 07 de abril, quarta feira.
Local: Teatro Caixa Cultural, SBS quadra 04, lote 3/4, Brasília/DF
Horário: 20h
Informações: 41 3027.5821

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails