terça-feira, 14 de julho de 2009

Heitor Villa-Lobos


No Brasil e no mundo, Villa-Lobos está sendo homenageado pelo seu cinquentenario de morte.Ele foi considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos, que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.

"Sim, sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música eu deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que eu transponho instintivamente para tudo que escrevo."
Heitor Villa-Lobos



Em uma entrevista, em Nova York, Villa-Lobos foi perguntado sobre o uso de melodias indígenas em sua música. Ele respondeu que usava, sim, mas que eram melodias tão antigas que os índios atuais não as conheciam.

Pergunta: "Se as melodias foram esquecidas pelos índios de hoje, como o senhor conseguiu entrar em contato com elas?".

Villa-Lobos, rápido: "Pelos papagaios. Os papagaios brasileiros ouviram
essas melodias há muitos anos e não as esqueceram. Eles vivem até uma idade muito avançada. Ouvi os papagaios e anotei as melodias".

A anedota caracteriza bem o temperamento do compositor e também ilustra o tom da biografia "Heitor Villa-Lobos: A Life (1887-1959)", lançada no ano de 2002 nos EUA pela Scarecrow Press, conforme reportou o jornalista Irineu Franco Perpetuo para Ilustrada da Folha de São Paulo. O escritor David Appleby relatou após suas analises que "Villa-Lobos criou o reconhecimento internacional da música brasileira que tornou possível o sucesso, mais tarde, da música popular brasileira", colocando-o como um precursor de Tom Jobim, Caetano Veloso e Chico Buarque. "Villa-Lobos não ligou para diferenças estilísticas entre música clássica e música popular", afirma. "Tentou exprimir a alma brasileira com as idéias dele, formulando seu estilo individual."




Fontes:
Museu Villa-Lobos
Irineu Franco Perpetuo - free-lance para Folha de São Paulo
Heitor Villa-Lobos


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails